Morfologia Urbana, paisagem e mercado imobiliário. Uma análise exploratória da cidade de Itaúna.
1. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Editores - CBJE, 2012. v. 50. 137p. – Ano 2012
Autores desta publicação
- CONTI, A. – Prof. Alfio Conti - COORDENADOR
- ANTUNES, S. M. N.
- HERCULANO, R. N.
Resumo da publicação
Este trabalho se propõe investigar e analisar, mesmo que de uma maneira preliminar, a morfologia urbana, a paisagem e o mercado imobiliário da cidade de Itaúna. O tema da análise morfológico-funcional tem, há mais de três décadas, no trabalho de Amorim Filho, uma referência imprescindível, especialmente no caso do estudo das cidades médias mineiras, à qual nos remetemos ao longo desse trabalho.
O trabalho proposto adota a linha de investigação utilizada por Amorim Filho, que se remete aos estudos de geografia urbana desenvolvidos pela escola francesa, associada à leitura e análise físico-morfológica do espaço urbano utilizada por vários autores italianos (Aymonino 1975, Caniggia, 1976, Caniggia e Maffei, 1979, Muratori 1991) ao longo da segunda metade do século XX.
A escolha desta linha de investigação possibilitou compreender o processo de formação e desenvolvimento da cidade, evidenciando como este se constitui e estruture a partir da formação e consolidação de unidades espaciais específicas que acabam desempenhando um importante papel na caracterização morfológico-funcional da cidade de Itaúna.
O trabalho se compõe de três partes. Na primeira são analisadas e discutidas as principais teorias sobre análise da morfologia urbana, tipologias e paisagem, destacando suas repercussões na definição da metodologia de investigação e análise para o estudo de caso escolhido. Na segunda parte é desenvolvida a análise da morfologia urbana e da paisagem, utilizando as questões teóricas abordadas anteriormente e as informações obtidas em trabalhos de campo e nas atividades de investigação elaboradas pelos alunos da disciplina de Estudos Urbanos I do 1° semestre de 2005 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Itaúna os quais, por sua vez contribuirão diretamente na terceira parte com dois trabalhos que analisam a morfologia urbana e o mercado imobiliário existente nos dois subcentros existentes na cidade de Itaúna, o bairro Padre Eustáquio e o Bairro Santanense.
Como citar: CONTI, A.; ANTUNES, S. M. N. ; HERCULANO, R. N. . Morfologia Urbana, paisagem e mercado imobiliário. Uma análise exploratória da cidade de Itaúna.. 1. ed. Rio de Janeiro: Câmara Brasileira de Jovens Editores - CBJE, 2012. v. 50. 137p .

